Anuncie aqui!

Dicas para o sucesso em equipe

domingo, 26 de junho de 2011

CYBERLINK
Monte e mantenha uma boa equipe. Esta é uma base importante para a boa administração empresarial.
Escolher bem – Fase inicial na estruturação de uma equipe. O bom recrutamento e seleção de pessoal, reduz muito a probabilidade de problemas futuros com colaboradores, nesta fase é fundamental o enquadramento do candidato aos valores, objetivos e princípios da empresa, e para isso é preciso considerar fatores pessoais, profissionais, familiares e psicológicos, adaptando as análises à situações cotidianas presentes e futuras da empresa.
Informação – Equipes se fortalecem ou esmorecem por conta de informação. A falta dela, pode deixar lacunas que serão preenchidas por especulações e boatos, que nem sempre são condizentes com a realidade. Reparar os danos causados pela falta de informação, é muito mais trabalhoso e desgastante do que manter a equipe informada, portanto crie mecanismos para tornar as informações acessíveis a todos os interessados da equipe, treine seus colaboradores e dê feedbacks constantes, isso proporciona um ambiente de interação e cooperação, pois o tempo antes gasto com especulações e boatos, poderá ser preenchido com trabalho e outras ações mais produtivas.
Planejamento – “Quando não sabemos para onde vamos, qualquer lugar serve”. Esta conhecida frase retrata bem o sentimento dos membros de uma equipe sem orientação. Planejar ações, campanhas, objetivos ou qualquer outra ação empresarial é fundamental para seu sucesso. No planejamento é possível identificar problemas, oportunidades e necessidades do projeto. Ao iniciarmos um projeto sem planejamento, certamente encontraremos grandes problemas no caminho, e a essa altura é preciso apagar as fogueiras, para que o projeto não seja consumido pelo fogo, isso demanda tempo e desgasta a equipe. Quando planejamos, podemos evitar o fogo, ou se isso não for possível, podemos estar preparado com mais água para apagar as fogueiras.
Motivação – Deve fazer parte do dia-a-dia das empresas. Para motivar é preciso conhecer seus colaboradores, identificar qual a pirâmide hierárquica das necessidades de cada membro da equipe, pois nem todos se motivam por dinheiro ou presentes. Em motivação, assim como na ecologia, também é preciso gerar sustentabilidade, conhecer o potencial e o funcionamento do mecanismo motivacional de seu funcionário, isso consiste em uma ferramenta poderosa de gestão, e possibilita gerenciar por competências, alocando os melhores nos melhores momentos, além de te dar a grande oportunidade de desenvolver pessoas dentro da equipe. Seja um motivador, utilize recursos sustentáveis de motivação, seja humano, pois a máquina empresarial é movida por essa força.
Controle – Manter o controle da situação é fundamental para uma boa administração, porém controlar não é necessariamente “mandar” e sim “estar no controle”. Estar no controle é escolher bem seus colaboradores, mantê-los informados e treinados, planejar e estruturar as ações, e trabalhar focado em objetivos. Pequenas atitudes de realinhamento e orientação sempre serão necessárias, porém, se os gestores não perceberem os pequenos desvios de percurso, o caminho pode ser totalmente alterado e ocorrer uma total perda de controle. Controlar é participar, é interagir, todos os dias.
Conflitos – Eles existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Aprenda a entender o foco do problema, se atente a real causa do conflito, e corte o mal pela raiz. Ações paliativas apenas apagam o incêndio, mas não eliminam o problema, o que pode alimentar novos conflitos e gerar descrédito junto a seus colaboradores.
O mais importante é acreditar em você!
Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, e tentar antecipar-se a eles.

0 comentários:

Postar um comentário