Anuncie aqui!

Nokia deixa liderança no mercado de smartphones para Apple

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CYBERLINK
Nokia

As dificuldades enfrentadas pela Nokia se refletiram nos resultados do segundo trimestre de 2011, apresentados pela fabricante nesta quinta-feira, 21/7. Um dos itens que mais chamam atenção no balanço é o fato de a empresa ter, pela primeira vez em 15 anos, perdido a liderança no mercado de smartphones.

No trimestre, a Nokia comercializou 16,7 milhões de smartphones – contra 25,2 milhões de unidades no mesmo período de 2010 –, ficando abaixo dos 20,3 milhões de iPhones comercializados pela Apple nos mesmos três meses. Apesar disso, a empresa finlandesa se manteve na liderança das vendas de telefones celulares em geral, com a comercialização de 71,8 milhões de equipamentos, com queda de 16% na comparação ano a ano.

Análises preliminares da Reuters indicam que o market share (fatia de mercado) da Nokia na área de telefonia móvel passou de 29,1%, no primeiro trimestre de 2011, para 23,7% nos últimos três meses.

A principal estratégia da fabricante para retomar o crescimento das vendas no mercado é a parceria firmada com a Microsoft, para oferecer seus smartphones com o sistema operacional Windows Phone. No entanto, os primeiros equipamentos só devem ser lançados no final deste ano.

O fraco desempenho na área de telefonia móvel reflete-se no resultado geral da Nokia que, no último trimestre, teve uma queda de 11% nas vendas – que atingiram 9,3 bilhões euros –, em comparação ao mesmo período de 2010. Além disso, os ganhos por ação da companhia ficaram negativos em 0,10 euros, com um prejuízo operacional de 487 milhões de euros, contra um lucro de 295 milhões de euros no segundo trimestre do ano anterior.

No relatório, a Nokia aponta que a América Latina foi a única região na qual a companhia conseguiu aumentar o volume de telefones móveis (celulares e smartphones) comercializados no trimestre, passando de 11,2 milhões de unidades para 12,3 milhões.

0 comentários:

Postar um comentário